quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Recolher e separar o carbono


Saiba como podemos captar CO2 da atmosfera e armazena-la no subsolo.
O dióxido de carbono (CO2) é um dos gases de efeito de estufa que aprisiona algum calor do Sol para assegurar a vida na Terra. Uma acumulação destes gases, contudo, pode conduzir a um aumento gradual da temperatura terrestre. A maioria das emissões de CO2 causadas pelo Homem provém de fábricas e centrais de energia que queimam combustíveis fósseis; capturar a poluição na fonte e transportá-las, através de condutas, até reservatórios subterrâneos é uma solução – e está a ser colocada em prática através de um processo chamado captação e armazenamento de carbono.
Primeiro, o CO2 tem de ser recolhido e separado dos outros gases. Existem 3 formas de o fazer: A pós-combustão, que envolve a recuperação de co2 após a queima de combustível e pode ser adoptada por qualquer fábrica (basta adicionar um filtro á chaminé); a pré-combustão, que aprisiona o gás antes de o combustível fóssil ser queimado e misturado com outros gases de combustão; e a oxicombustão, que queima o combustível em oxigénio, em vez de ar, produzindo uma emissão de vapor de água e CO2, mais fácil de separar e transportar.
Depois, o Co2 é transportado para depósitos subterrâneos ou subaquáticos naturais. Para o armazenar em segurança, o ideal são os campos petrolíferos a de gás abaixo da superfície terrestre ou os aquíferos salinos (rochas subterrâneas porosas cheias de água salgada).
Condutas O Co2 pode ser transportado, de forma segura, de fábricas para depósitos subterrâneos naturais. 
Recuperação petrolífera A injecção de Co2 indesejado em campos petrolíferos pode aumentar a quantidade de crude produzido.
Metano Armazenar Co2 em jazigos carboníferos liberta metano, que pode ser usado como fonte energética.
Aquífero Os lençóis freáticos profundos são ideais para armazenar CO2. 
Fonte: quero saber Outubro 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário