segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sonar ultra-sónico dos morcegos


Descubra como funciona a audição supersónica do morcego
Contrariamente à crença geral, os morcegos (Chiroptera) possuem uma visão aguçada, ainda que apenas durante o dia. Quando a noite cai, estes pequenos mamíferos preferem utilizar o seu acentuado sentido de audição para caçar presas e contornar obstáculos, em conjunto com um incrível sonar biológico.
Mas como é que este funciona? Bem, os morcegos emitem sons ultra-sónicos, com uma frequência entre 50.000 a 200.00 vibrações por segundo – demasiado alta para o ouvido humano conseguir captar. Estes sons são emitidos 20 a 30 vezes a cada segundo, em todas as direcções, com o morcego á escuta entre ondas sonoras, perscrutando por ecos com a cabeça sempre em movimento.
 Os morcegos apreendem e processam separadamente a recepção de ecos sobrepostos, que podem chegar a apenas dois microssegundos um dos outros – uns impressionantes dois milésimos de segundo. O próprio sistema nervoso do morcego suporta esta capacidade, permitindo-lhe identificar pontos ecorrefletores em objectos da largura de um traço de caneta ou em objectos a apenas 3 décimos de milímetro um do outro.
Fonte: quero saber Outubro 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário