terça-feira, 11 de setembro de 2012

O que são vulcões


Os vulcões são pontos raros na crusta terrestre em que rocha derretida (magma) é cuspida sob a forma de lava, muitas vezes acompanhadas de gás e detritos geológicos sobreaquecidos. Os geólogos vêem os vulcões como sinais exteriores da teoria das placas tectónicas, segundo a qual a crusta se encontra fragmentada em 15 placas oceânicas e continentais que divergem, convergem e deslizam umas sob as outras.
Cerca de 400 dos 500 vulcões activos conhecidos ficam sobre zonas de subducção, locais onde uma placa oceânica se desloca para baixo de outra placa oceânica ou continental. O Anel de Fogo, área sísmica que circunda o oceano Pacífico, inclui zonas de subducção extremamente activas. Num vulcão associado a uma zona de subducção, o magma forma-se entre 100 a 200km abaixo da superfície, quando água e dióxido de carbono passam pela plataforma oceânica que se está a afundar, baixando o ponto de fusão da rocha circundante. Este magma fresco, mais leve que a rocha sólida, infiltra-se e sobe através de fissuras na crusta, explodindo à superfície, quando gases presos no magma conseguem escapar.  
Os vulcões em zona de rifte formam-se ao longo dos bordos de duas placas divergentes. A dorsal médio- atlântica, que separa as placas da América do Norte e África, é uma dessas zonas de separação. À medida que as placas se afastam, o magma escapa-se através de centenas ou milhares de pequenos vulcões para preencher as fendas criando um novo leito oceânico.
Longe das fendas das placas tectónicas estão 5% dos vulcões, nos chamados pontos quentes. São alimentados por fontes profundas de magma, bombeado para a superfície através de poderosas correntes de convecção no manto liquido. A fonte mantém-se fixa enquanto as placas se deslocam e o resultado é muitas vezes um cordão de vulcões, como as ilhas do Havai.
Fonte: quero saber Outubro 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário