sábado, 18 de agosto de 2012

Tubarões ameaçados


Os principais perigos para os tubarões a nível mundial
Cem milhões de tubarões são mortos todos os anos pelo Homem para fins alimentares. Como se reproduzem lentamente e demoram a atingir a idade adulta, a maioria dos stocks pesqueiros estão em rápido declínio: estudos revelam reduções populacionais de 70 a 90% entre as espécies comercializáveis, nos últimos 30 anos.
A par da carne, os tubarões são pescados pelas suas barbatanas, usadas na Ásia para a confecção de sopa. Estas costumam ser removidas com uma faca quente e o tubarão é depois libertado, mas, incapaz de se mover, acaba por morrer. A cartilagem é também utilizada na preparação de mezinhas, pela crença nos seus poderes de cura/prevenção do cancro – por provar cientificamente.
Entre outras ameaças contam-se a poluição marinha, o desenvolvimento costeiro e a pesca excessiva das presas do próprio tubarão, para além da pesca desportiva. Mas o impacto destas é muito inferior ao da pesca comercial. Só três espécies – tubarão-elefante, baleia e branco – estão sujeitas a restrições de comércio internacionais. Um terço das espécies de tubarões europeias está actualmente ameaçado.
Fonte: quero saber Outubro 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário