sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Como se reproduzem os tubarões


Ovos de tubarão
Os tubarões protegem bem as crias, tal como muitos carnívoros de topo
Em vez de produzirem enormes quantidades de ovos, cada qual com pouquíssimas possibilidades de sobrevivência, os tubarões produzem entre 2 a 100 crias de cada vez. Este número é muito inferior ao da maioria dos peixes. A fertilização é interna, com o macho a usar um par de clásperes, de forma semelhante a um pénis.
Algumas espécies mais pequenas põem ovos protegidos por um revestimento semelhante a couro e frequentemente depositados em fendas. A maioria dos tubarões, porém, retém os ovos no interior da fêmea; são portanto, ovovíparos, ou seja, todos os nutrientes de que o embrião necessita provêm da gema do ovo. Apenas em algumas espécies, incluindo o tubarão martelo e o tubarão tigre, os embriões são alimentados através de uma placenta ligada á mãe.
Em muitas espécies, o primeiro tubarão a eclodir come os restantes ovos no oviduto; o cação mangona recém-nascido come até outros embriões em desenvolvimento. Os tubarões têm grandes períodos gestacionais – até 24 meses, em algumas espécies.
Fonte: quero saber Outubro 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário