quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Como arranjar asas de borboleta


Palitos, pó talco, cola de contacto e cartão são alguns itens necessários

2011-12-06
Borboleta monarca (Foto: acrylicartist)
Borboleta monarca (Foto: acrylicartist)
O jornal inglês The Guardian publicou um pequeno vídeo que ensina a arranjar uma asa de borboleta partida, sem magoar o insecto, para que volte a funcionar.

A ‘lição’ é dada pela Live Monarch Foundation's e os métodos demonstrados funcionam com qualquer espécie, apesar do ‘paciente’ demonstrado ser uma borboleta monarca macho. Esta espécie (Danaus plexippus) é nativa do Continente Americano e famosa pelas suas migrações extraordinárias em extensão e número de indivíduos. Já foi considerada migrante de passagem em Portugal até se descobrir colónias residentes na Madeira, por exemplo.
Segundo o ‘médico’ do vídeo, quando os estragos nas asas de uma borboleta não são superiores a 40 por cento, como por exemplo, faltar uma ponta numa das asas, pode-se alinhar as duas asas e cortar o excesso para que voltem a ficar simétricas. Mas, como no caso demonstrado, o macho monarca perdeu grande parte da asa e vai precisar de uma nova.

Para arranjar o estrago ou a falta de uma asa são necessárias 10 ‘ferramentas’ de trabalho: uma toalha, um cabide, palitos, cotonetes, asas extra, uma pinça, pó talco, uma tesoura, cola de contacto e cartão.

Com estes itens o ‘médico’ passa a demonstrar como fazer o arranjo passo a passo.
Fonte: Ciencia hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário