domingo, 1 de junho de 2014

Como se forma o… petróleo

A fonte energética mais preciosa e precária da Terra, o petróleo tem uma enorme procura mundial e vários países lutam ferozmente pelo direito de explorar as suas reservas.
O crude (petróleo bruto) forma-se quando organismos ricos em carbono morrem e são comprimidos num ambiente pobre em oxigénio, durante milhões de anos. A zona mais comum para o início da formação do crude é o fundo do mar, quando o plâncton e outros microrganismos morrem e se afundam no oceano. Estes organismos são depois comprimidos por novas camadas de sedimentos, que se acumulam por cima deles, bem como pela enorme pressão da água que ocorre a tais profundidades.
Ao longo de milhões de anos, inúmeras reações químicas decompõem os organismos em várias moléculas de hidrocarboneto, formando, as mais leves, gás natural, e as mais pesadas, petróleo bruto. Depois de criado, o crude sobe através da rocha,  medida que esta se desfaz e cede so a pressão extrema (ao contrário da rocha o liquido não pode ser comprimido), antes de acumular-se numa rocha porosa. Chamada reservatório, esta rocha é tapada por outra, não porosa, que impede que o crude continue a sua viagem. A perfuração da rocha selante é condição para aceder ao crude e bombeá-lo para a superficíe, de forma a que seja processado e refinado.
Os números
Composição do petróleo
Carbono: 83% a 87%
Hidrogénio: 10% a 14%
Azoto: 0,1% a 2%
Oxigénio: 0,1% a 1,5%
Enxofre: 0,5% a 6%
Metais: <0,1%

Fonte: quero saber Novembro 2010 

Sem comentários:

Enviar um comentário