terça-feira, 12 de novembro de 2013

Benefícios do chá

Dicas para uma boa chávena de chá
Isento de calorias e de aditivos (exceto nas versões aromatizadas), o chá é rico em vitaminas e elementos minerais, como potássio, magnésio e flúor. Além de ajudar na digestão e na redução de colesterol no sangue, hidrata, previne a cárie, reduz a fadiga, aumenta o estado de alerta e melhora a concentração.
A bebida tem qualidades antivirais e antibacterianas, protege o coração, ajuda a prevenir o cancro e é antioxidante, devido ao seu alto teor em flavonoides. Vários estudos recentes indicam que a ingestão regular de chá verde contribui para a redução de gordura corporal.
Há alguns exemplos para preparar uma boa chávena de chá, a começar pela água, que deve ser de excelente qualidade, preferencialmente engarrafada ou filtrada, por causa do cloro e calcário. Escaldar o bule antes da preparação da bebida ajuda a mantê-la quente. A temperatura da água também é essencial: não deve ser deitada a ferver sobre as folhas, porque destruirá as moléculas aromáticas. Para que não se percam as delicadas propriedades do chá, a água deve atingir apenas o início da fervura.

Super interessante nº175 – Novembro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário