sábado, 26 de outubro de 2013

Janela inteligente armazena luz solar e gera energia

Sábado, 26 de Outubro de 2013
Janela inteligente armazena luz solar e gera energia
Um grupo de cientistas da Academia Chinesa de Ciências está a desenvolver uma janela inteligente capaz de, simultaneamente, armazenar e gerar energia a partir da luz solar que, no futuro, poderá contribuir para ajudar os edifícios a reduzir gastos com a eletricidade.
 
O desenvolvimento desta solução inovadora foi dado a conhecer através de um estudo publicado, esta semana, na revista científica Nature Scientific Reports e vem dar resposta a um desafio com o qual muitos cientistas se têm debatido: tentar incorporar células fotovoltaicas geradoras de energia nas janelas sem afetar a transparência.
 
Atualmente, as janelas deixam que o calor "escape" dos prédios no Inverno e que os raios solares indesejáveis entrem durante o Verão e foi esta realidade que inspirou a procura por estruturas capazes de se adaptar às condições climatéricas do exterior.
 
"A principal inovação deste trabalho é que assenta no desenvolvimento de um dispositivo conceptual de janela inteligente para geração e poupança simultânea de energia", explica Yangfeng Gao, coordenadora do estudo, citada pela AFP, realçando que as janelas que existem hoje em dia apenas regulam a luz e o calor do sol, deixando fugir a maior parte da sua energia potencial.
 
Gao e os colegas descobriram que um material específico, o óxido de vanádio (VO2), que altera as suas propriedades com base na temperatura, pode ser utilizado como 'cobertura transparente' das janelas para regular a radiação infravermelha do sol.
 
Abaixo de um determinado nível, este material é isolante e permite a penetração da luz infravermelha mas, se a temperatura for diferente, pode também tornar-se reflexivo, o que lhe dá grande versatilidade.
 
Segundo Gao, uma janela que seja coberta com VO2 torna-se capaz de regular a quantidade de energia solar que entra num prédio mas, ao mesmo tempo, consegue dissipar a luz para células solares que estejam dispostas em redor dos painéis de vidro, abrindo portas à sua utilização para, por exemplo, acender lâmpadas no interior do edifício.
 
"Esta janela combina geração e poupança de energia num dispositivo único e tem potencial para regular e usar a radiação solar de uma forma eficiente", escreveram os cientistas envolvidos no projeto.
 
Clique AQUI para aceder ao resumo do estudo (em inglês).
Fonte: boas noticias.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário