terça-feira, 27 de maio de 2014

Leiria: Quercus salva planta única no mundo da extinção

Segunda-feira, 26 de Maio de 2014
Leiria: Quercus salva planta única no mundo da extinção
A Leuzea longifolia é uma espécie da família das margaridas que só existe em Portugal. © Quercus
Uma microrreserva da Quercus criada há dois anos em Leiria para salvar da extinção a "Leuzea longifolia", uma planta da família das margaridas, única no mundo, que apenas existe em Portugal, contribuiu já, com sucesso, para a propagação da espécie.

A novidade foi avançada à Lusa por um dos dirigentes da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, Paulo Lucas. "Temos ideia de que ela se está a propagar, vemo-la em mais locais do que aqueles onde estava", congratula-se o responsável da associação ambientalista.

Segundo Paulo Lucas, estima-se que existam cerca de 150 exemplares desta espécie na microrreserva, um terreno de um hectare onde está confinada a planta e que se insere numa área mais ampla de 136 hectares classificada como Síto de Importância Comunitára da Rede Natura 2000 Azabucho, na localidade com o mesmo nome.

O dirigente da Quercus explica que a "Leuzea longifolia" é uma espécie "muito importante" e apenas existente em Portugal, podendo ser encontrada em dois outros núcleos além de Leiria: Loures e Ota. 
Fonte: boasnoticias.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário