sábado, 16 de fevereiro de 2013

Chevron vai investir 4,2 mil ME em campo petrolífero em Angola

actualizado: Thu, 07 Feb 2013 17:50:50 GMT | de Lusa
A petrolífera norte-americana Chevron anunciou hoje que vai investir 5,6 mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros) num novo poço de petróleo em Angola, o seu maior investimento em África até hoje.

 


  • SEAN MASTERSON/EPA
    SEAN MASTERSON/EPA
    O investimento no poço 'offshore' de Mafumeira Sul, através da Cabinda Gulf Oil Company, subsidiária angolana da Chevron, estará concluído em 2015, prevendo-se a partir de então uma produção diária de 110 mil barris de crude, através de cinco plataformas, de acordo com dados divulgados pela empresa.
    O projeto “demonstra o nosso empenho em continuar a desenvolver oportunidades em Angola em que a Chevron tenha uma posição de liderança”, afirmou o responsável pelas operações de exploração da petrolífera, George Kirkland, em comunicado hoje divulgado.
    A Chevron tem uma participação superior a 39 por cento no projeto, que tem como parceiros a concessionária estatal Sonangol (41 por cento) e outras multinacionais do setor, Eni e Total.
    Será a segunda unidade de produção no campo Mafumeira, situado a 24 quilómetros da costa angolana, que entrou em fase de produção em 2009.
    O campo Mafumeira Sul apresenta como atrativo o facto de as reservas estarem a pouca profundidade, ao contrário de outras em águas profundas e ultra-profundas, que obrigam a soluções de engenharia mais complexas.
    No início do mês, a Sonangol e a BP Exploration (Angola) Limited (Bloco 31) anunciaram o início da produção do projecto “PSVM” (Plutão, Saturno, Vénus e Marte) em águas ultra-profundas do Bloco 31 do mar angolano, que arranca com um nível de produção de 70 mil barris de petróleo por dia, no campo Plutão.
    Atingirá uma produção máxima de 150 mil barris de petróleo por dia, com a entrada em produção dos campos remanescentes – Saturno e Vénus em 2013 e Marte em 2014.
    Segundo dados da agência financeira Bloomberg, em 2012 a produção petrolífera angolana aumentou três por cento, para 1,75 milhões de barris diários.
    PDF //JMR.
    MSN
    Quem consegue parar isto? umpf

    Sem comentários:

    Enviar um comentário