terça-feira, 27 de maio de 2014

O peixe mais perigoso do Mundo. O peixe-balão.

Apesar do tamanho reduzido e do aspeto tímido, as suas defesas podem revelar-se extremamente mortíferas.
Os fatos:
Peixe-balão
Tipo: peixe
Dieta – omnívoro: invertebrados, algas, moluscos e crustáceos
Esperança de vida: 4 – 8 anos
Poder: reator de água pressurizada
Peso: 150 gramas
Tamanho: 2.5 – 90 cm
Habitat: Tropical/subtropical, água salgada, salobre ou doce.
Os peixes-balão são um grupo de mais de cem espécies, assim chamados devido ao seu método de defesa único.
Quando encurralado, o peixe balão engole água, que bombeia para o estômago, expandindo-se e atingindo uma dimensão até três vezes superior ao tamanho normal. Dessa forma, não só dissuade potenciais predadores como ganha segundos cruciais para escapar, se for necessário.
Para conseguir fazê-lo de forma rápida e eficiente, assim que engole a água, as suas brânquias e uma poderosa válvula no interior da boca fecham-se. Mal a cavidade bucal é comprimida, a água é empurrada para o estômago. Apesar do resultante aspeto cómico, os tecidos e orgãos de muitos peixes-balão não são brincadeira, estando minados de tetrodotoxina – um potente veneno que, mesmo em doses ínfimas, é capaz de matar um homem adulto. Isto torna o peixe-balão dez vezes mais mortífero que a viúva-negra. O veneno é produzido como parte de uma relação simbiótica com bactérias comuns, numa troca de nutrientes por uma defesa implacável.
Algumas espécies como o peixe-balão-espinhoso, são mais estranhas que outras, cobertas de espinhos que oferecem proteção extra e que servem de aviso a potenciais atacantes.
Cada espinho está preso á pele por uma engenhosa base em forma de tripé. Quando a pele estica, uma das pernas é puxada para a frente e duas para trás, “abrindo” os espinhos – o suficiente para que os predadores percebam o aviso.
Tetrodotoxina
A cada átomo da molécula de TTX é atribuida uma cor: carbono (preto), hidrogénio (branco), oxigénio (vermelho) e azoto (azul). A TTX agarra-se aos canais de sódio, bloqueando a transmissão de impulsos nervosos e envenenando o sistema nervoso.

Depois da rã-dourada, o peixe-balão é considerado o vertebrado mais mortífero da Terra. O seu veneno, a tetrodotoxina (TTX), não é produzido por si, mas sim por dinoflagelados e bactérias marinhas relativamente comuns.
Em animais suscetíveis, a TTX liga-se aos canais de sódio das células nervosas, cortando o fluxo de sódio e interrompendo a função nervosa; isto provoca a paralização do diafragma, asfixia e a morte da vítima. Não se conhece qualquer cura.
Os humanos costumam ser expostos ao seu efeito mortal ao ingerirem fugu (uma iguaria japonesa) mal preparado. Os sintomas incluem dormência na boca, tonturas, vómitos e dificuldade em respirar. Sem tratamento imediato, falha respiratória e coma ou morte ocorrem nas 24 horas seguintes.

Fonte: quero saber Novembro 2010 

Sem comentários:

Enviar um comentário