sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Lesmas e caracóis


Odiados pelos jardineiros, caracóis e lesmas são bolas de muco incríveis.
Embora tenham aspectos muito diferentes lesmas, caracóis, polvos, ostras e chocos são moluscos – latim para “corpo mole”. Podem ter uma concha externa de carbonato de cálcio, uma pequena concha sob a superfície ou não ter qualquer concha, como as lesmas. Os caracóis adultos têm conchas em espiral, dentro das quais se podem recolher. As lesmas e os caracóis pertencem ao grande grupo de moluscos chamado gastrópodes e habitam vários locais de jardina a oceanos. São os únicos moluscos que podem viver em terra seca e respiram por pulmões, brânquias ou ambos. Os gastrópodes são hermafroditas, o que significa que têm órgãos reprodutores masculinos e femininos, e que podem acasalar com eles mesmos caso não encontrem parceiros. Durante o complexo ritual de acasalamento, as lesmas cruzam-se e estimulam-se mutuamente até o esperma ser trocado através dos enormes órgãos genitais. Outra situação peculiar ocorre quando uma lesma arranca o pénis de outra á dentada. A lesma alvo desta prática passará a reproduzir-se apenas através de órgãos femininos.
Fonte: quero saber Outubro 2010

1 comentário:

  1. Os caracóis estiveram durante muito tempo adormecidos e esquecidos da maioria dos seres humanos, mas devido á críse este desprezado gastrópode é novamente o centro das atenções dos empresários, seja na cosmética ou na gastronomia.
    Herdamos os conhecimentos dos franceses, espanhóis, italianos entre outros, apesar deste conhecimento já ter centenas de anos, quem sabe milhares.
    Quanto a lesma e o caracol é curioso que quem aprecia o caracol, na maioria das vezes enoja-se com a lesma, sendo esta descartada pelos povos citadinos, enquanto os indígenas e algumas pessoas do interior apreciam vivamente a lesma.
    Quanto ao seu sistema reprodutor é deveras interessante e curioso.
    Ver mais em "negócio de caracóis".

    ResponderEliminar